Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Dia dos professores e como é visto no Japão


Konbanwa, minna ^-^ Tudo bem com vocês?

Hoje, dia 15 de outubro, como vocês devem saber é dia dos professores! Se você que está lendo esse post é um professor, meus sinceros parabéns! Sério, tenho muita admiração por essas pessoas que decidem assumir essa profissão que é a base para todas as outras, vamos pensar, né?

Queria ressaltar que não só porque hoje é dia dos professores que você deve valorizá-los APENAS hoje. No meu ponto de vista pelo menos, aqueles que realmente admiram-nos são aqueles que os respeitam todos os dias, em todas as aulas e que não os menosprezam (como muitas pessoas, infelizmente, fazem).

E sim, eu disse isso e não tenho medo de ser julgada como puxa-saco ou algo do tipo u.u 


Bem, depois dessa introdução e aproveitando, decidi fazer um post sobre como os professores são vistos no Japão. Achei uma coisa bem interessante de se abordar e espero que gostem ^^

Alguns de vocês já devem saber que os professores são extremamente respeitados no Japão. E, ao contrário do Brasil, as pessoas tem uma grande admiração quando uma pessoa diz ser professor *-* Merecido, claro >< 

Os japoneses enxergam a importância dos professores e das crianças que serão os futuros profissionais, e acho que por isso que a educação é tão valorizada no país. 

(dica: tem um vídeo do canal Japonessica - já fiz um post sobre o canal dela aqui - em que ela fala um pouco sobre os professores do Japão, para assistir, esse é o link)

Ah, sabem como é o kanji de sensei? (Sensei para quem não sabe, é como eles chamam os professores no Japão, se referindo a alguém mais sábio, como veremos pelo kanji) Vi em uma página do facebook hoje mesmo (aliás, recomendo ela para quem gosta de cultura japonesa ^^)

Foto: SEN (先), significa antes e SEI (生), vida. Sensei pode ser interpretado como aquele que nasceu antes e que, portanto, traz experiências de vida.
先生 é um título dado a professores, autores, médicos, mangakás, cientistas, autoridades. É neles que nos inspiramos e a eles que oferecemos respeito.#diadosprofessores

O primeiro kanji significa antes e o segundo, vida. Ou seja, sensei seria a pessoa que teve sua vida antes, para se referir a maior experiência e conhecimento que possuem. Bonito, né? (Para saber mais, esse é o link)

Aproveitando o post também, tem um mito na internet que diz que, no Japão, o professor não precisa se curvar diante do imperador, pois sem ele não haveria a formação de imperadores.


Digo que está parcialmente certa, porque realmente, sem professores, não haveria imperadores, Mas, fazendo uma pesquisa mais a fundo, descobri que o professor precisa sim se curvar diante do imperador. Apesar de ser um cargo extremamente respeitado e admirado como falei antes, na cultura japonesa, todos reverenciam o imperador, independentemente da profissão que tenha. O imperador também é uma figura de extremo respeito no Japão e seria estranho alguém não se curvar a ele no contexto do país. (De novo, se quiserem saber mais, leiam esses dois posts que achei, aqui e aqui)

Então, por hoje é isso ^^ Me digam se vocês gostam desse tipo de post, se quiserem, posso fazer mais de temas que vocês também podem sugerir o//

Mais uma vez, queria parabenizar todos os professores :) Continuem sempre espalhando conhecimento e admiração por onde passarem *-*

E para quem é aluno, valorize seus professores (falando sério!)

Jane *-*






Nenhum comentário:

Postar um comentário