Páginas

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

NaNoWriMo: Dicas!

(Shiina *--*)

Yoo, minna :) O NaNoWriMo é amanhã e, como prometido, darei dicas para quem pretende participar ><

Pesquise vídeos

Acho que essa dica já é auto-explicativa kk Deixarei alguns vídeos que achei interessante abaixo ^^ (Obs: 99% deles são em inglês, não consegui achar muitos de brasileiros, mas se você pesquisar em blogs garanto que irá achar várias dicas e relatos que anos anteriores)

(vídeo em inglês - na descrição desse vídeo, tem um link de meio que uma tabela para ajudar no planejamento dos personagens, o link do vídeo é esse )

(link)

(vídeo em inglês - link)

(vídeo em inglês - link)

(vídeo em inglês - acho que já deu par perceber que gostei dos vídeos desse cara kk sério, vejam, vale muito a pena ^^ - link)

Concentre-se em você 

Você possivelmente vai ficar desanimado ao ver que outras pessoas atingiram e até ultrapassaram suas metas diárias, mas não se culpe por isso. Cada um tem o seu tempo de escrita e você não tem obrigação de cumprir nenhum número de palavras. Continuar a ter fôlego para escrever é difícil, por isso não se apresse, principalmente se você está começando agora a ter essa prática. Vá com calma e no seu próprio passo. Lembre-se que a real proposta é fazer as pessoas criarem o costume de escrever todos os dias. 

Foco

Um dos outros objetivos do NaNoWriMo é treinar o foco das pessoas. Se dedique inteiramente na sua história, não se distraia e mantenha-se firme apesar das dificuldades. Sei que é mais fácil falar do que fazer, mas tenha sempre isso em mente e não desanime! Independentemente do resultado, nada do que você faz é perda de tempo, acredite. 

Mantenha-se longe de possíveis distrações 

E isso inclui milhões de abas abertas no computador. Tudo bem que você não vai usar no momento, mas pode ocorrer de estar escrevendo, e lembrar de algo que tinha que fazer, depois de algo que precisava pesquisar, aí resolve fazer uma pausa para comer, sua mãe pede para ajudá-la a lavar a louça e no final... Sobre o que eu estava falando mesmo? 

Converse com outras pessoas/Participe dos fóruns

Sim, eu tenho consciência de que acabei de falar para você não se distrair no tópico acima, mas acho que é muito bom poder conversar com outras pessoas. Principalmente com quem você pode (e deve) compartilhar tudo o que está sentindo. Minha sugestão é ir atrás de fóruns (lembrando que os do site do NaNoWriMo são em inglês, mas você pode encontrar brasileiros que estão participando nas redes sociais), assim tem a oportunidade de conversar com alguém que está passando pela mesma situação que você. E então um anima o outro, certo? 

Descanse

Só porque o NaNoWriMo é o mês da escrita, não quer dizer que você deve passar as noites do mês em claro e não se alimentar direito u.u Saiba que tudo tem um limite. Além do que, do que adianta escrever se você está completamente cansado ou com sono? Acha que não está progredindo? Faça uma pausa. Não precisa sentir um peso na consciência por conta disso. (Mas também não use como uma desculpa u.u)

Coloque as ideias no papel

Como já disse um pouco no outro post, não se foque tanto na qualidade do texto, mas sim, na escrita em si. Não fique direcionando sua atenção para revisões e parando para melhorar todo e qualquer detalhe. Muito tempo será perdido nesse processo e você pode acabar estagnado em uma única cena, não "progredindo" muito. Você terá tempo depois para fazer isso, então vá com toda força e confiança e não olhe para o que deixou para trás (mesmo se ficar muito ruim) Minha professora de redação costumava dizer: "Primeiro, você deve vomitar as suas ideias no papel". Então, vomite. Garanto que ninguém irá reclamar se você fizer isso kk

Aproveite os pequenos tempos

Acha que sua rotina estará apertada demais e terá pouco tempo para escrever? Fácil. Esteja sempre equipado com o seu super caderno de anotações e a sua caneta, preparado para anotar quando as ideias surgirem. Seja na escola, no caminho para o trabalho ou para a faculdade, enquanto aguarda algum compromisso, no ônibus... Não deixe essas pequenas coisas te impedirem de escrever.

Divirta-se

E o mais importante de todos: Divirta-se! Você escolheu fazer parte desse desafio, então aproveite o máximo que puder dele! Se desespere, desanime, volte com toda a energia, conheça pessoas novas, sinta raiva por não ter anotado aquela ideia... Tudo isso irá se transformar em experiência para você no futuro, então tire o máximo de proveito disso! 

Bom, então é isso. Espero que esse post tenha passado alguma energia positiva para vocês :) Fiquem à vontade para compartilharem a sua "batalha" comigo. Adoraria ouvi-los e animá-los :D Acreditem em si mesmos, vocês tem capacidade para fazer isso, tenho certeza. 

(Obs: essas dicas não se aplicam apenas à escrever, mas a tudo aquilo que você tem interesse em fazer e realizar :))

(Obs 2: Não precisa necessariamente aplicar todas essas dicas. Escolha aquelas que acha que serão úteis para você ^^)

Jane *-* E bom NaNoWriMo ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário