Páginas

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Como é o Natal no Japão


(Finn e Jake com cara de "Tem Natal no Japão?" e a resposta é: Sim :))

Yoo, minna :) 

Cá estou eu novamente na véspera de Natal para fazer post para vocês o// Dessa vez para contar um pouco sobre como é o Natal no Japão :D

Como alguns de vocês já devem saber, é bem pequena a parcela de japoneses que veem o Natal com o mesmo significado que nós. Isso acontece, pois grande parte da população japonesa é budista ou xintoísta e, portanto, eles não comemoram o Natal pelo nascimento de Jesus.

Mesmo com isso, os japoneses ainda conseguem ter um clima diferente nessa época do Natal. Lembrando que o tão esperado dia 25 não é feriado lá do outro lado do mundo.



Mas como surgiu o Natal no Japão? Eu explico. A partir da Segunda Guerra Mundial, com essa globalização de atualmente e a dispersão rápida de informações, muitos comerciantes aproveitaram essa 'ideia' do Natal para começar a vender itens temáticos. E, assim, a coisa toda começou a se espalhar. (isso aconteceu com outras datas comemorativas também)
Inclusive, a maioria das metrópoles fica com várias decorações, assim como aqui.

Acredita-se que um dos principais motivos que fizessem com que a comemoração do Natal tivesse tamanha magnitude é o fato de uma das tradições dos japoneses ser a de trocar presentes (uma das características mais marcantes do Natal).

(Para quem quiser ver um vídeo sobre como é o Natal no japão, indico esse aqui do canal Japonessica ^-^)


Como a Jéssica disse no vídeo, o Natal é, para muitos japoneses (especialmente jovens), como um "segundo Dia dos Namorados". Como assim, você pergunta? É que muitos casais aproveitam para sair e passar o tempo juntos no Natal e, por isso, essa época do ano acabou tendo esse lado amoroso, voltado não só para integrantes da família, mas, principalmente, para namorados e namoradas.

(Mas claro que as famílias cristãs celebram de um modo mais parecido com o  da gente)


Antes dessa versão mais romântica da data, o Natal era celebrado mais ou menos como aqui: família reunida, troca de presentes, muita comida boa, ... (apesar de que as tradicionais comidas natalinas foram trocadas por outras no Japão, como bolos - para os namorados, especialmente- e frango assado!)

Enfim, a conclusão que podemos chegar é a de que, apesar das aparentes diferenças, o espírito natalino também está presente do outro lado do mundo, mesmo que de uma forma um pouco diferente. E, afinal, não é isso o mais importante? ;)

E claro que eu não poderia deixar de terminar esse post já desejando a vocês um Feliz Natal!! Muita paz, alegria, amor, felicidade, risadas e comida boa na ceia de vocês u.u Espero que se divirtam, sejam felizes e ganhem muitos presentes >< (E claro que farei um post mais dedicado a isso amanhã, então aguardem :3)

Jane  e tenham uma feliz véspera de Natal *-*


Nenhum comentário:

Postar um comentário